Home > Blog > Como higienizar frutas e verduras?

Como higienizar frutas e verduras?

Você sabia que somente água corrente não higieniza as frutas e verduras?

Estabelecimentos com áreas alimentícias como restaurantes, cozinhas industriais, refeitórios, supermercados e indústrias de alimentos, devem ter um cuidado redobrado na higienização destes alimentos para evitar contaminação.

Segundo a nutricionista Luciana Oliveira, “tanto as hortaliças quanto as frutas são produzidas no meio ambiente, por isso elas acabam entrando em contato e indo para a casa das pessoas ou restaurantes contaminadas por bactérias. Essa contaminação por bactérias pode provocar doenças veiculadas por alimentos, como diarréia e intoxicação alimentar. Quando higienizamos com uma solução clorada, elimina-se uma carga de bactérias que está por fora desses alimentos e conseguimos retardar o processo de deterioração deles”.

Ainda segundo a ANVISA, “Uma lavagem dos alimentos em água corrente só poderia remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos mesmos. Os agrotóxicos sistêmicos e uma parte dos de contato, por terem sido absorvidos por tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, permanecerão nos alimentos mesmo que esses sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir [esses] resíduos.”

Por isso, para lavar frutas e verduras corretamente, diminuindo a quantidade de agrotóxicos e de micro-organismos, deve-se fazer os seguintes passos:

  1. Lavar os alimentos em água corrente, utilizando uma bucha ou escovinha para retirar a sujeira visível a olho nu;
  2. Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa do produto Master Green Powder, este é um desinfetante concentrado à base de cloro com ação antimicrobiana, durante 10 minutos.
  3. Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de cloro ativo e assim terá a garantia de alimentos higienizados e prontos para o consumo com saúde!

Quer saber mais? Solicite uma visita do consultor especializado para identificar e atender a sua demanda garantindo o melhor custo-benefício.